Olha, depois de levar umas tareias valentes nos primeiros meses a apostar, finalmente percebi como é que se gere o bankroll a sério. E podem acreditar — faz toda a diferença entre acabar o mês com uns trocos no bolso ou a jantar arroz branco durante quinze dias seguidos.
A minha regra de ouro agora? Nunca, mas mesmo nunca, apostar mais de 2-3% do bankroll total numa única aposta.
Sei que parece conservador para caraças, especialmente quando aquele Benfica-Porto te parece dinheiro garantido (já todos pensámos isso), mas já me queimei tantas vezes com essas certezas todas que perdi a conta. No início atirava 20-30 euros por jogo sem pestanejar, e quando vinha uma série negativa ficava literalmente a zeros em poucos dias. Dói só de pensar nisso.
Hoje em dia divido o dinheiro em três níveis diferentes. Tenho as apostas normais que faço regularmente (2% do bankroll), as apostas onde tenho confiança média (3-4%), e raramente — tipo duas vezes por mês no máximo — faço uma aposta que considero mesmo forte (5% é o limite absoluto) quando vejo valor real. E atenção, valor é a palavra-chave aqui, não é só mandar no favorito porque sim ou porque toda a gente está a falar dele.
Uma coisa que comecei a fazer e tem resultado bastante bem é focar-me apenas em ligas que conheço a fundo. Deixei de andar a apostar em campeonatos asiáticos às 4 da manhã só porque as odds pareciam apetitosas. Agora concentro-me na Liga portuguesa, Premier League e talvez La Liga quando calha. Conhecer as equipas, saber quem está lesionado, perceber a motivação dos jogos... isso vale mesmo ouro.
Outra coisa que aprendi à pala: registar absolutamente tudo. Tenho um Excel básico onde meto todas as apostas, odds, valor apostado e resultado. Parece uma seca monumental mas ao fim de uns meses começas a ver padrões claramente. Descobri que sou péssimo a apostar em under/over (terrível mesmo) mas bastante competente em dupla hipótese.
E pronto, a lição mais importante de todas: há dias para simplesmente não apostar. Se estás em tilt depois duma derrota, se bebeste umas cervejolas, se estás chateado com o patrão, fecha a aplicação e vai dar uma volta. As odds estarão lá amanhã, garanto-te.
O segredo nunca foi ganhar sempre — é sobreviver às séries negativas e estar vivo quando vêm as boas. Com gestão decente, até um gajo medíocre como eu consegue manter-se no positivo.